Conheça boas práticas para a manutenção do motor!
O final de ano é aquele momento em que todas as pessoas fazem um balanço sobre suas ações ao longo do ano, correto? Os motoristas, principalmente, pensam no que precisam fazer para melhorar as condições do carro até a próxima vistoria. Por essa razão, aderir às boas práticas para manutenção do motor é a melhor estratégia para quem deseja não precisar correr atrás do prejuízo de última hora.
E você, conhece o que seu carro precisa para ter esse equipamento saudável? Leia esse artigo e faça uma manutenção preventiva sem erros!
Conheça as boas práticas para a manutenção do motor.
A manutenção periódica do motor precisa ser feita, no mínimo, uma vez ao ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Esta periodicidade ajuda a manter o motor regulado.
Em geral, observa-se o nível de óleo e realiza-se a troca dos filtros. No entanto, existem outros aparatos que demandam manutenção preventiva. Os bicos injetores e o radiador são exemplos.
Acompanhe as dicas que são vistas como boas práticas para a manutenção do motor abaixo. Garanta que seu carro tenha melhor desempenho no próximo ano!
1- Limpeza dos bicos injetores
A limpeza dos bicos injetores está entre as boas práticas para manutenção do motor. Atenção: ela é destinada apenas para carros que já apresentam problemas no funcionamento do motor.
Os bicos injetores são conhecidos tecnicamente como válvulas injetoras. Estes são responsáveis por pulverizar o combustível. Portanto, assumem papel fundamental na composição do sistema de injeção eletrônica.
A limpeza é indicada quando o veículo apresenta dificuldade de partida ou consumo elevado de combustível.
2- Manutenção do radiador
Pensou que o radiador fosse ficar de fora do nosso artigo? Negativo! É fundamental assegurar que a mistura de água com aditivo esteja na proporção correta indicada pelo fabricante do veículo. No geral, essa medida é na porcentagem de 60% de água para 40% de fluido.
Além disso, chamamos atenção para a necessidade de cumprir com a manutenção do sistema de arrefecimento a fim de observar a temperatura de trabalho do motor.
3- Sempre utilize o óleo indicado no Manual do Proprietário
O uso correto do óleo também está dentre as boas práticas para a manutenção do motor.
Veja bem, ainda que no mercado sejam disponibilizados óleos com características parecidas ao óleo especificado no Manual do Proprietário, lembre-se que apenas ele cumpre com todas as propriedades.
Então, cumprir com a responsabilidade de manter o uso correto deste produto pode aumentar a vida útil do motor do seu veículo. Esse fator, por consequência, reduz a necessidade de gastos posteriores.
Faça as trocas dentro do prazo indicado para uma boa experiência!
Leia outros artigos como este em nosso blog aqui!