Vantagens de Fazer Manutenção Preventiva

Vantagens de Fazer Manutenção Preventiva

Conheça as vantagens de fazer manutenção preventiva

Vantagens de Fazer Manutenção Preventiva

À princípio, muitos proprietários, como bons brasileiros, não conhecem as vantagens de fazer manutenção preventiva em seus veículos. Assim como, eles só buscam as oficinas ou os centros automotivos quando se trata de uma urgência, ou seja, quando o carro precisa de uma reparação.

Do mesmo modo, essa prática acaba se tornando onerosa, embora quem o faça ache que está economizando.

Existem maneiras melhores e mais seguras de se economizar e, relaxar com a manutenção preventiva de um veículo não é a opção mais inteligente, na realidade ela pode se tornar muito onerosa para o orçamento de seu proprietário.

A manutenção preventiva é fundamental para quem quer garantir a segurança e o conforto, além de evitar prejuízos financeiros.

Esse tipo de manutenção traz muitos benefício, além de diversas vantagens. Dessa forma, recomendamos que você faça uma manutenção preventiva no seu carro com frequência.

Portanto, para saber mais sobre ela acompanhe este artigo até o final!

O que é manutenção preventiva?

Diferentemente de um serviço de reparação, a manutenção preventiva tem o objetivo de evitar a necessidade de correções. É uma estratégia que pretende reduzir a chance de problemas que possam ser convertidos em pane e que venha a imobilizar no veículo.

Logo, ela evita a redução da vida útil das peças e equipamentos do veículo. Ou seja, seu propósito é evitar o alto custo da corretiva e a preocupação de se ter um carro parado.

Na manutenção preventiva, se faz a revisão, o controle e o monitoramento dos equipamentos do veículo.

Em alguns casos, é preciso fazer troca de óleos e fluidos vencidos ou algumas peças de desgaste natural. Porém, isso é apenas para garantir o perfeito funcionamento do veículo e para evitar futuros problemas.

A manutenção preventiva é geralmente feita de forma periódica e programada. Dessa forma, prevê a possibilidade de surpresas desagradáveis no veículo.

Diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva

Em geral, manutenções corretivas não são programadas e, para evitar maiores transtornos ao proprietário do veículo, são realizadas em caráter de urgência. A ausência do planejamento faz com que o custo e o tempo desse tipo de reparo sejam elevados.

Por outro lado, isso acontece porque nunca se sabe ao certo quando esses danos vão acontecer. Consequentemente, na pressa, pode-se precisar recorrer a oficinas que não são credenciadas que por uma questão oportunista podem cobrar mais caro.

Já dentro de uma manutenção preventiva pode se planejar o melhor momento de sua realização além de se poder fazer uma reserva no orçamento para este fim.

Na manutenção preventiva, o custo normalmente já é previsível, por se sabe de antemão quais as peças e os materiais necessários para realizá-la. Bem como, a mão de obra necessária.

Vantagens de realizar a manutenção preventiva

manutenção-preventiva-autowebshow

Por causa da quantidade de danos que a não realização da manutenção preventiva pode causar, essa é uma estratégia altamente recomendada. Existem muitas coisas positivas quanto a tomada dessa decisão.

Veja algumas das vantagens de fazer a manutenção preventiva.

1. Evita custos desnecessários

É possível evitar gastos quando se faz a manutenção preventiva, já que ela evita uma manutenção corretiva, que geralmente tem um custo maior.

É obvio que terá custos, já que será necessário fazer alguns serviços e trocar algumas peças. Porém, esse processo acaba valendo mais a pena (financeiramente). Além de evitar o desgaste emocional.

2. O veículo passa por uma revisão completa

Tanto o sistema elétrico quanto o mecânico são revisados e monitorados neste tipo de manutenção. Assim, existe a precaução e isenção de problemas. Já que os problemas encontrados são reparados.

3. Melhora no desempenho dos equipamentos

Como dito acima, no caso dessa modalidade de manutenção, há o reparo dos problemas encontrados. Qualquer coisa que possa prejudicar no uso do veículo poderá ser notificado ao proprietário e resolvido durante essa mesma manutenção. Além disso, será trocado o óleo, bem como peças previstas e itens necessários. Logo, melhorando o funcionamento geral.

4. Evita substituições emergenciais

Primeiramente, ao escolher pela manutenção preventiva, é possível que se encontre algumas falha existente. Tal qual, o problema será verificado e contornado logo em seu início, ou programado para sua reparação de forma planejada para não ter grandes impactos em seu orçamento.

Além disso, sem que cause maiores prejuízos, pela necessidade de substituição de alguma peça que possa vir a desgastar em consequência de outra. Esse é um dos fatores que ajuda na diminuição da chance de ter gastos não previstos.

5. Você pode ter mais confiança no seu veículo

Frequentemente, é bem comum que em situações de longas viagens, por exemplo, o proprietário fique receoso de que alguma pane aconteça. Como: precisar de uma parada, o carro enguiçar, ter alguma falha no sistema. 

Ao aderir à manutenção periódica, o dono do carro pode sentir-se mais seguro em dirigir. Não precisa temer surpresas ou imprevistos.

6. Aumenta o valor veicular

A preocupação em fazer a manutenção preventiva de forma periódica faz com que não aconteçam desgastes em excesso no sistema do carro. Sendo assim, ele não sofrerá danos e será reparado assim que haver um.

Em casos de revenda, o veículo terá um valor superior a outro que não tenha tido tal tratamento.

É muito importante que a manutenção do carro seja feita de forma regular. Logo, é possível evitar falhas e transtornos desnecessários. Contrate uma empresa que faça manutenção preventiva!

Quer ler outros artigos como este? Em nosso blog você encontra mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras