4 dicas de conservação do ar-condicionado automotivo

4 dicas de conservação do ar-condicionado automotivo

Em um clima como do Brasil, ter um ar condicionado automotivo no carro deixou de ser um luxo para necessidade faz tempo! Entretanto, o equipamento de ar-condicionado, assim como todos os outros que fazem parte do veículo, depende de uma série de boas condutas para durarem por mais tempo. Sendo assim, continue a leitura deste artigo que para entender quais são as boas práticas e aprenda 4 dicas de conservação do ar-condicionado automotivo.

Ar condicionado automotivo: como prevenir danos?

Antes de falarmos a respeito das práticas que previnem danos aos ar condicionados, é importante destacar alguns pontos. O verão é uma estação na qual deve-se ter um cuidado maior com a limpeza do ar condicionado, afinal nesta época, a utilização do sistema de resfriamento se torna mais contínua devido as altas temperaturas.

Além disso, com a higienização correta do equipamento, evita-se qualquer risco de infecções que possam originar problemas respiratórios a quem faz uso do automóvel.

Veja, abaixo, quais são as melhores ações para a conservação do ar-condicionado automotivo.

1- Faça uso regular do ar-condicionado automotivo para garantir sua conservação

Faça o uso regular do ar condicionado automotivo para impedir o ressecamento das mangueiras. Se você fizer uso pelo menos uma vez por semana do ar-condicionado, vai reduzir os riscos que sejam ligados ao vazamento de gás refrigerante por fissuras geradas devido o ressecamento das mangueiras. Sendo assim, o mau estado de conservação das mangueiras é uma das causas da não retenção de gás.

Ligar o ar condicionado com frequência também contribui para a lubrificação dos compressores, pistões e mangueiras.

2- Evite estacionar seu veiculo exposto ao sol

Muitos condutores acionam rapidamente o equipamento de refrigeração ao entrar no veículo. No entanto, se o veículo tiver sido exposto ao sol e estiver com uma alta temperatura interna, o sistema de refrigeração ficará sobrecarregado.

Uma boa prática, portanto, é entrar no carro, abrir as janelas e esperar que seja feita a troca de calor entre o ambiente interno e externo do veículo. Depois disso, o ar condicionado poderá ser ligado sem restrições.

3- Use a recirculação apenas quando necessário

Atenção! Não utilize o botão de recirculação no ar condicionado automotivo com muita frequencia, por mais que ele forneça um resfriamento mais rápido, é indicado para situações em que o veículo esteja passando por áreas com muita fumaça, por exemplo.

Quando usado de forma ininterrupta ou fora do recomendado, é capaz de sobrecarregar o equipamento. A longo prazo, reduz a vida útil do ar condicionado.

4- Faça manutenção regularmente

A melhor maneira de garantir que o ar condicionado automotivo dure por mais tempo é fazer sua manutenção preventiva. Portanto, dentro deste quesito, a higienização é um ponto de suma importância, para garantirá que o filtro de ar exerça melhor a sua função de reter todas as impurezas externas do veículo. Assim, a saúde do condutor e demais passageiros ficará resguardada.

Procure fazer a troca do filtro do ar-condicionado com frequência e de preferencia a oficinas especializadas

Gostou do artigo sobre ar condicionado automotivo?

Em nosso blog, veja mais artigos com temas automotivos, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *